terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Defensor das Velhinhas

Em defesa das Velhas e Velhinhas da Ilha Terceira
É tempo de alguém tomar o lado das velhinhas. Como não vi ainda nenhum cantador tomar este lugar, eu próprio sairei do meu refúgio de paz para as defender no meu pouco entendimento de quadras. Mas segundo o que tenho observado nesses que cantam as velhinhas, eles mais parecem um homem com um só olho numa terra de cegos que passa a ser rei.


VELHINHAS EIS-ME AQUI NESTE DIA
PARA ESTAR AO VOSSO LADO
PARA VOS DEFENDER DA ZOMBARIA
DAQUELE QUE É MAL CRIADO
     
ÀS NOSSAS QUERIDAS VELHINHAS
ME DIRIJO COM AFEIÇÃO
NÃO DIGO QUE SÃO COITADINHAS
PORQUE COITADINHAS ELAS NÃO SÃO

MUITOS ANOS FORAM EMBORA
MUITO TEMPO JÁ FOI PASSADO
POR ISSO VOCÊS MERECEM AGORA
QUE ALGUÉM ESTEJA A SEU LADO   


PARA VOCÊS EU TENHO FLORES
E UM ABRAÇO SEM IGUAL
MAS PARA TODOS OS CANTADORES
UMA LIÇÃO DE MORAL


PARA OS CANTADORES DA TERCEIRA
SANTA MARIA E DE S. JORGE
POIS ELES SÃO OS QUE ESTÃO À BEIRA
DE SAIR DO MEU ALFORGE

PREPAREM-SE CAROS AMIGOS
PORQUE A FESTA VAI COMEÇAR
ENTRE GANHOS E PERDIDOS
UM DE NÓS HÁ-DE SE SAFAR

Linda cantiga em defesa das velhinhas enviada por
António Oliveira a quem muito agradecemos
.

2 comentários:

  1. UMA CARTA PARA A MINHA VELHINHA

    Ola minha linda velhinha
    Umas quadras vou escrever
    Como nao tens carta minha
    Estas quadras tu podes ler

    Umas quadras eu ja te fiz
    Nao sei se sao riquinhas
    Mas ha por ai alguem que diz
    Sao belas como as velhinhas

    Eu o defensor das velhinhas
    Que em um defensor me alvorei
    Por ver que defensor nao tinhas
    O lugar de teu defensor eu tomei

    Espero que venhas a aprovar
    Esta minha grande decisao
    Pois sei que ela vai causar
    Entre muitos uma divisao

    Eu nao peco nada a voces
    Mas que estejam do meu lado
    Dando sempre gracas a Deus
    Por ter provido um advogado

    Eu podia muito bem ignorar
    A injustica que a ti se faz
    Mas eu nao me posso calar
    Embora seja pessoa de paz

    É um prazer poder vos defender
    E esta esperanca comigo trago
    De um bom defensor poder ser
    Mas nao posso fazer um milagre

    Pois eu me encontro sosinho
    Nesta grande luta sem igual
    Mesmo assim te ajudar vinho
    Quando ouvi de ti falar mal

    Mas eu nao vou desanimar
    Pois a mim ja me neguei
    Para toda a minha vida dar
    Por pessoas que eu nao sei

    Eu nao sou homem de lutar
    Nem eu isso eu quero ser
    Mas para uma velhinha ajudar
    Eu estou pronto para morrer

    Agora eu vou -te deixar
    Na santa paz do Senhor
    Um abraco te vou mandar
    Para amainar a tua dor
    E nao te esquecas de orar
    Por este teu fraco defensor

    Aqui nesta minha despedida
    Desejo-te a bencao de Deus
    Adeus minha velhinha querida
    Até que te escreva outra vez

    ResponderEliminar